sexta-feira, 31 de outubro de 2008


A celebração do Halloween tem duas origens que no decurso da História se foram mesclando.
Celebrado anualmente no dia 31 de Outubro, era uma antiga celebração celta chamada Samhain, que marcava o fim do verão e o início do Ano Novo.
A “festa dos mortos” era uma data importante, acreditava-se que nesse dia o mundo dos vivos e o dos mortos se fundiam num só. Dizia-se que os espíritos dos mortos voltavam nessa data para visitar seus antigos lares e guiar os seus familiares rumo ao outro mundo.
Do seu lado, a Igreja Católica consagrava um dia para festejar “Todos os Mártires”. Inicialmente celebrado no dia 13 de Maio, o Papa Gregório III muda a data para o dia 1 de Novembro. Mais tarde instituí-se que fosse celebrado universalmente nesse dia a festa de Todos os Santos.

Esta festa era preparada no dia anterior (31 de Outubro), sendo esta celebração vespertina ou vigília chamada All Hallow’s Eve (Vigília de Todos os Santos).
A relação da comemoração desta data com as bruxas propriamente ditas terá começado na Idade Média, no seguimento das perseguições conduzidas pela Inquisição, a todos aqueles que fossem considerados curandeiros e/ou pagãos (apelidados de bruxos ou bruxas e queimados fogueira nos designados autos-de-fé).

Hoje em dia, a actual festa do Halloween é produto da mescla de muitas tradições, integradas de modo peculiar em cada cultura.

1 comentário:

Angel disse...

para ti também minha Bruxinha de estimação!